Federação das Unimeds da Amazônia

MZ: R.Amapá 374 - Manaus / FL: Tv. Humait, 2778- Belém

MANAUS-AM - CEP: 69053150

CNPJ: 84.112.481/0001-17

Novembro Azul pede: Campanha de Prevenção contra Câncer de Próstata

      Depois do Outubro Rosa, que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, chegou o Novembro Azul para alertar os homens sobre a importância do exame que detecta o câncer de próstata e sobre a importância de cuidados integrais com a saúde do homem.
      O câncer de próstata é um dos cânceres mais comuns no mundo e tem prevalência em homens com idade acima de 65 anos.
      A campanha ocorre em 21 países por meio de várias ações como: palestras, caminhadas, abordagens em locais públicos, workshops, dentre outros. A campanha teve início nos Estados Unidos, através da criação de uma Fundação onde leva o nome de Movember – junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro). No Brasil, durante o mês de novembro, além dessas ações, diversos prédios iluminam-se de azul em menção à campanha. O objetivo é facilitar uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Acompanhe nossas redes sociais (Instagram: @unimedfama e facebook: Unimedfama) ou acesse o site www.unimedfama.com.br e confira as dicas de prevenção.

Próstata ou glândula prostática
       É uma glândula do sistema reprodutor masculino localizada em frente ao reto e abaixo da bexiga. Ela é responsável pela produção de parte do líquido seminal, o qual protege e nutre os espermatozóides. Essa glândula pesa cerca de 20 g, no entanto, com o avançar da idade, a partir dos 40 anos, ela apresenta um aumento normal (benigno) de tamanho.

Câncer de próstata
        
O câncer de próstata, geralmente apresenta um desenvolvimento lento e assintomático. Essa doença afeta a próstata, uma glândula presente em indivíduos do sexo masculino. É um dos cânceres de maior prevalência no mundo (cerca de 15% dos homens apresentarão esse tipo de câncer) e acomete, principalmente, homens acima dos 65 anos de idade.

· Fatores de risco: O câncer de próstata apresenta alguns fatores de risco, como idade elevada (acima dos 50 anos); casos de câncer de próstata na família (pai, irmão); apresentar sobrepeso ou obesidade.
· Sintomas: Em muitos casos, o câncer de próstata é assintomático. Quando há sintomas, podem surgir dificuldade de urinar, aumento na frequência da urina, diminuição do jato de urina ou presença de sangue.
·  Diagnóstico: A análise histopatológica de tecido da próstata permite o diagnóstico da doença. Esse exame é realizado após a detecção de alguma anormalidade por meio do exame de toque retal ou do exame de aumento do PSA. O exame de toque retal é realizado para avaliar se há alterações na glândula, como o tamanho, se ela se apresenta mole ou granulosa e se causa dor. O PSA é um exame de sangue que mede os níveis do antígeno prostático específico, que é produzido pela próstata. Uma concentração elevada dessa proteína pode ser indicativo da doença. Especialistas afirmam que pessoas com histórico familiar deve começar a fazer o preventivo aos 40 anos, uma vez por ano.
·Tratamento: Cirurgia radioterapia e tratamento hormonal podem ser indicados. O médico determinará a melhor forma de tratamento de acordo com cada caso.

Saúde e bem-estar do homem

Algumas atitudes são essenciais para garantir saúde e bem-estar, como:

·  Manter uma alimentação saudável;
·  Praticar atividades físicas;
·  Evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas;
·  Evitar o sobrepeso e a obesidade;
·  Manter em dias os exames de rotina (a frequência e o tipo de exame a ser realizado variam conforme a idade);
·  Manter um comportamento sexual seguro;
·  Participar de atividade culturais e esportivas;
·  Realizar atividades ao ar livre, como caminhadas.

Homens: Previnam-se contra o Câncer de Próstata e lembrem-se que não é só no mês de novembro que a prevenção deve acontecer e sim por toda a vida!

Unimed Fama
icone
COVID-19, saiba mais!